Marca

Palavra da Presidente Mônica pelo mês comemorativo do Dia do Advogado

Por ACAT Informa em 22 de agosto de 2022.

 

Nesse mês de agosto comemoramos o Dia do Advogado, uma data concebida em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, ambas criadas por D. Pedro I em 1827.

Advogar deriva do latim advocatus, que significa “chamar junto a si” e, nesse sentido, os advogados são os responsáveis por lutar pela garantia a igualdade, a liberdade e pela defesa dos direitos humanos.

Em um momento de ameaça à democracia, ao resultado das eleições e às instituições da República, ressaltamos a relevância da profissão que tem o dever de lutar para manter a ordem social.

A ACAT, com seus 59 anos de existência, parabeniza a tod@s advogad@s que estão ao nosso lado na incansável luta pela preservação da ordem constitucional e da democracia.

Não podemos esquecer o nosso histórico de luta em tempos sombrios e relembra que não podemos esquecer o nosso papel de respeitar e lutar pelo respeito as garantias constitucionais.

Parabéns, advogados! Um Feliz dia!